Conheça as 3 perguntas fundamentais que você precisa estar pronto para responder em uma entrevista de estágio.

No vídeo de hoje, vou compartilhar com você as três perguntas mais comuns que podem ser feitas em uma entrevista de estágio. Se você já passou por uma entrevista, sabe como é ruim não saber o que responder. Ficamos naquele momento de incerteza, tentando formular uma resposta adequada, mas muitas vezes demoramos demais para responder ou não expressamos exatamente o que queríamos dizer. E depois da entrevista, como num passe de mágica, quando estamos mais relaxados em casa, tomando banho ou prestes a dormir, a resposta perfeita surge em nossa mente. É uma resposta completamente diferente daquela que demos ao entrevistador, e é uma resposta que nos faria ser um candidato irresistível. Isso acontece porque muitas dessas perguntas são complexas e filosóficas, questões sobre a vida que nem sempre paramos para refletir. Então, quando somos confrontados com essas perguntas, temos aquele momento de reflexão e começamos a pensar nas situações que vivemos e como podemos usá-las para responder a pergunta.

No entanto, se pensarmos antecipadamente sobre essas perguntas, nossas chances de dar uma resposta assertiva e estratégica são maiores. Foi por isso que conversei com recrutadores, gestores envolvidos no processo de contratação e meus alunos que já passaram por entrevistas.

Agora, vou compartilhar com você as três perguntas mais comuns que podem ser feitas em uma entrevista de estágio. É interessante pensar, antes de responder, no que o entrevistador realmente quer com essa pergunta, qual é o objetivo por trás dela. Nem sempre eles querem saber exatamente o que você fez em determinada situação. Na maioria das vezes, estão buscando algo mais profundo. A primeira pergunta é: “Quais são seus pontos fortes e pontos a desenvolver?”. É importante fugir dos clichês nessa resposta. Evite dizer que é perfeccionista ou que adora trabalhar em equipe, pois essas respostas são muito batidas. Seja transparente e verdadeiro em sua resposta. Além disso, tenha cuidado para não mencionar pontos que possam prejudicar suas chances, como não gostar de receber ordens. Foque em pontos que você está buscando desenvolver, como lidar com a timidez, por exemplo, e mostre que está trabalhando nisso.

A segunda pergunta comum é: “Por que você quer estagiar aqui?”. Nessa resposta, é importante mostrar que você está interessado na empresa e que deseja crescer e se desenvolver junto com ela. Mostre entusiasmo e demonstre que fez uma escolha estratégica ao se candidatar para a vaga. Mesmo que você não tenha um motivo extraordinário, lembre-se de que quem é interessado se torna interessante.

A terceira como você lida com desafios ou situações de pressão? Resposta exemplo: “Eu encaro os desafios como oportunidades de crescimento e aprendizado. Durante meu último estágio, fui designado para um projeto de prazo apertado e com demandas complexas. Em vez de me sentir sobrecarregado, dividi o projeto em tarefas menores e estabeleci prazos intermediários realistas. Também me certifiquei de manter uma comunicação aberta com a equipe, buscando apoio quando necessário. Ao adotar uma abordagem organizada e colaborativa, conseguimos entregar o projeto dentro do prazo e alcançar os resultados esperados. Acredito que a pressão pode ser uma fonte de motivação e estou preparado para lidar com ela de forma produtiva.”

Lembre-se de adaptar essas respostas de acordo com suas experiências e características pessoais. A chave é demonstrar entusiasmo genuíno pela empresa e sua cultura, além de mostrar habilidades de resolução de problemas e gestão de pressão.

É essencial entender o que os recrutadores estão buscando por trás de cada pergunta. Eles querem saber como você lida com as situações, suas habilidades de comunicação e pensamento crítico. Preparar-se para essas perguntas com antecedência aumentará sua confiança e sua capacidade de dar respostas relevantes e impactantes durante a entrevista.

Portanto, dedique um tempo para refletir sobre essas perguntas e ensaie suas respostas. Assim, quando enfrentar a próxima entrevista, você estará mais preparado para se destacar e conquistar a vaga desejada. Lembre-se de que o autoconhecimento é um elemento valioso para qualquer profissional e aprimorá-lo o tornará mais confiante e assertivo em qualquer situação de entrevista.